Atração de talentos, soft skills, D&I, redução da rotatividade, engajamento, termos dos mais ouvidos em um mundo de negócios cada vez mais competitivo, é preciso muito esforço para atrair e manter os melhores talentos. Muitas vezes a melhor marca não é o melhor lugar para se trabalhar; é preciso que as pessoas queiram trabalhar com você. É aí que entra a importância do Employer Branding.

O que é Employer Branding e por que ele é crucial?

Pense no Employer Branding, ou Marca Empregadora, como a sua reputação no mercado de trabalho. A maneira como as pessoas veem a sua empresa, e se ela é um bom lugar para trabalhar, tanto por quem já está lá quanto quem sonha em fazer parte do seu time . Brett Minchington, que é um dos maiores nomes nessa área, diz que a “imagem da sua organização como um ‘ótimo lugar para trabalhar’”. Esse conceito, que começou anos 90 com Simon Barrow e o Tim Ambler, evoluiu muito. Fica claro que não é só uma tarefa do RH – lembrando que o RH hoje é totalmente estratégico –, mas uma verdadeira função de negócio, com impacto direto nos resultados da empresa. Lembrando que,

Quando se investe em uma marca empregadora forte, os benefícios são claros:

A Experiência do Colaborador (EX): O Coração da Sua Marca

A Experiência do Colaborador (EX) é o que realmente importa. É tudo o que um funcionário vive, sente e interage na sua empresa. Não é só sobre o engajamento, mas sobre as causas e interações que constroem esse sentimento. Para facilitar, o LinkedIn sugere pensar nos “4 P’s”: Pessoas, Lugar (Place), Produto e Processo.

Uma EX positiva não só faz as pessoas ficarem, mas também melhora o desempenho geral da empresa. E aqui vai uma dica de ouro: a liderança é fundamental. Como dizem, “ações falam mais alto que palavras”. Quando os líderes demonstram cuidado e respeito, a equipe se inspira e a marca empregadora se fortalece de dentro para fora.

Mudanças Essenciais: Soft Skills e Recrutamento Interno

De olho nas tendências! O relatório “Global Talent Trends 2020” do LinkedIn traz alguns insights valiosos:

  • Empatia: As empresas estão se esforçando para entender seus colaboradores de forma mais profunda. Entender para atendê-los melhor. O que é ótimo!
  • Recrutamento Interno: Uma estratégia que deveria ser básica e óbvia: focar em desenvolver e promover quem já está na casa é o mais importante. Funcionários ficam 41% mais tempo em empresas que investem neles, o que impulsiona a produtividade e a retenção. Afinal, funcionários despreocupados trabalham melhor, sem medo de desligamentos.
  • Soft Skills: Com a automação e a inteligência artificial crescendo, as habilidades técnicas não são mais suficientes. Habilidades como Criatividade, Persuasão, Colaboração, Adaptabilidade e Gestão do Tempo são cada vez mais valorizadas. A valorização do que nos torna unicamente humanos.

Diversidade e Inclusão (D&I): Um Pilar Inegociável

O compromisso com a Diversidade e Inclusão (D&I) é um dos pilares mais importantes para qualquer empresa hoje. Organizações que realmente valorizam D&I atraem talentos diversos com mais facilidade, e equipes diversas são comprovadamente mais inovadoras e produtivas.

A Natura &Co América Latina é um exemplo que me inspira. Ela têm metas ambiciosas, como garantir 50% de mulheres em cargos de liderança sênior e eliminar a diferença salarial injustificada entre gêneros e raças. Esse tipo de compromisso não só atrai talentos, mas também aumenta o engajamento e a satisfação de quem já está lá.

Uma Estratégia Integrada para o Sucesso

No frigir dos ovos, Employer Branding, Experiência do Colaborador e Diversidade & Inclusão não são somente os pertences da feijoada, e sim o prato feito. Elas se entrelaçam e formam uma estratégia de atração e manutenção de talentos completa. Uma marca empregadora autêntica e de peso nasce de uma experiência do colaborador positiva e inclusiva, que, por sua vez, atrai e retém uma equipe diversa, engajada e de alto desempenho. Se for ignorado um desses pilares, os outros perdem a força, favorecendo o concorrente.

No futuro do trabalho, a vantagem competitiva não vai estar só no que se vende, mas fundamentalmente em como as pessoas são tratadas e valorizadas. Liderar com cuidado e respeito, alinhar os valores da empresa com os valores individuais e criar um ambiente onde as pessoas queiram dar o seu melhor e compartilhar suas experiências positivas será o verdadeiro diferencial. Quem trabalha quer sentir que uma parte da empresa também é sua.

Leave a comment